Verbetes "Perdão em âmbito público" e "Reivindicação memorial" integram o Dicionário da Memória
- Giovane Jardim
- 27 de dez. de 2025
- 1 min de leitura

Os pesquisadores Giovane Rodrigues Jardim e Cristiéle Santos de Souza, integrantes do Grupo de Pesquisa Memória, Democracia e Direitos Humanos, participam do Dicionário da Memória, obra organizada pelo professor doutor Mozahir Salomão Bruck (PUC Minas) e construída de forma colaborativa por quase cem pesquisadores de diferentes regiões do Brasil.
Reconhecido como uma importante obra de referência no campo dos estudos da memória, o dicionário reúne verbetes teóricos que dialogam com diferentes áreas do conhecimento e abordam a memória como dimensão central da cultura, da história e da vida social, assumindo seu caráter aberto, processual e em permanente atualização.
No verbete Perdão em âmbito público, Giovane Rodrigues Jardim analisa o perdão como categoria ética, política e simbólica no espaço público, discutindo seus usos, limites e tensões em contextos marcados por violações de direitos, conflitos e disputas de memória. Já Cristiéle Santos de Souza, autora do verbete Reivindicação memorial, aborda a reivindicação da memória como um gesto ou ação política por meio do qual indivíduos e grupos buscam o reconhecimento de direitos, deveres ou desejos de memória, evidenciando as disputas que atravessam a construção das memórias públicas.
A participação dos pesquisadores no Dicionário da Memória reforça o compromisso do Grupo de Pesquisa Memória, Democracia e Direitos Humanos com a produção de conhecimento crítico sobre memória, democracia e direitos humanos, contribuindo para o fortalecimento do debate acadêmico e público sobre o passado e seus sentidos no presente.
📘 O e-book do Dicionário da Memória está disponível gratuitamente em:https://www.mddh.com.br/publications





Comentários