top of page
IMG_20241124_151404950 (1).jpg

EDITAL IFRS Nº 59/2020 - FLUXO CONTÍNUO - PROJETOS DE PESQUISA E/OU INOVAÇÃO DESENVOLVIDOS POR SERVIDORES DO IFRS EM CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU, PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU OU PÓS-DOUTORADO​​

image.png

A pesquisa foi desenvolvida pelo docente Giovane Rodrigues Jardim no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A pesquisa contou com a orientação da Prof.ª Dra. Renata Ovenhausen Albernaz e com a coorientação da Prof.ª Dra. Juliane Conceição Primon Serres, além de período de estágio doutoral (PDSE-CAPES) realizado na Escuela de Política y Gobierno (EPyG) da Universidad Nacional de San Martín (UNSAM), sob a supervisão do Prof. Dr. Santiago Garaño, na condição de orientador no exterior.

Objeto de pesquisa

O perdão e o não perdão [enquanto ideias situadas e conceitos mobilizados] em âmbito público

Por uma dialética negativa para pensar

Apresentação do professor Giovane Rodrigues Jardim no encontro do Núcleo de Estudos do Patrimônio e Memória em Lugares de Sofrimento (NEMPLUS), da Universidade Federal de Pelotas. A exposição aborda a dialética negativa como perspectiva metodológica para pensar a não identidade, tomando como referência crítica os limites das narrativas reconciliatórias e totalizantes. 

Nesse contexto, o professor situa sua pesquisa sobre o perdão no âmbito público como um modelo analítico para refletir sobre as tensões entre perdão e não perdão nos processos de enfrentamento das últimas ditaduras nos países do Cone Sul, problematizando os usos políticos da memória, as demandas por justiça e os impasses éticos que atravessam as políticas de transição democrática.

GRUPO DE PESQUISA MEMÓRIA, DEMOCRACIA E DIREITOS HUMANOS

Laboratório de Filosofia Política (Em construção)

Coordenador: Prof. Dr. Giovane Rodrigues Jardim

R. Domingos Zanella, 104 - Três Vendas, Erechim - RS, 99700-000

bottom of page