



EDITAL IFRS Nº 59/2020 - FLUXO CONTÍNUO - PROJETOS DE PESQUISA E/OU INOVAÇÃO DESENVOLVIDOS POR SERVIDORES DO IFRS EM CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU, PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU OU PÓS-DOUTORADO

A pesquisa foi desenvolvida pelo docente Giovane Rodrigues Jardim no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A pesquisa contou com a orientação da Prof.ª Dra. Renata Ovenhausen Albernaz e com a coorientação da Prof.ª Dra. Juliane Conceição Primon Serres, além de período de estágio doutoral (PDSE-CAPES) realizado na Escuela de Política y Gobierno (EPyG) da Universidad Nacional de San Martín (UNSAM), sob a supervisão do Prof. Dr. Santiago Garaño, na condição de orientador no exterior.
Por uma dialética negativa para pensar
Apresentação do professor Giovane Rodrigues Jardim no encontro do Núcleo de Estudos do Patrimônio e Memória em Lugares de Sofrimento (NEMPLUS), da Universidade Federal de Pelotas. A exposição aborda a dialética negativa como perspectiva metodológica para pensar a não identidade, tomando como referência crítica os limites das narrativas reconciliatórias e totalizantes.
Nesse contexto, o professor situa sua pesquisa sobre o perdão no âmbito público como um modelo analítico para refletir sobre as tensões entre perdão e não perdão nos processos de enfrentamento das últimas ditaduras nos países do Cone Sul, problematizando os usos políticos da memória, as demandas por justiça e os impasses éticos que atravessam as políticas de transição democrática.