Publicado o Atlas del Patrimonio Latinoamericano
- Giovane Jardim
- há 1 dia
- 1 min de leitura
Foi publicado o Atlas del Patrimonio Latinoamericano, uma obra coletiva organizada e editada por Yoselin Rodríguez e Rodrigo Christofoletti, com ilustrações de Guazzelli, que propõe uma reflexão crítica, poética e política sobre o patrimônio a partir da América Latina. Mais do que um inventário de bens ou uma soma de capítulos, o Atlas se apresenta como uma constelação de saberes, memórias e experiências que afirmam o patrimônio como energia viva, em permanente disputa, reinvenção e criação coletiva.
Partindo de uma inversão simbólica do mapa — gesto político e epistemológico —, a obra desloca o olhar eurocêntrico e reconhece a América Latina como centro de sua própria história. Nesse movimento, os legados coloniais são tensionados e ressignificados, abrindo espaço para pactos de reciprocidade, justiça e produção de futuros possíveis.
O Atlas del Patrimonio Latinoamericano compreende o patrimônio como direito, poesia e horizonte de dignidade, articulando arte, memória, território e justiça social. Frente ao esquecimento e à padronização, a obra reivindica a multiplicação de saberes, a valorização das memórias subalternizadas e a potência dos povos latino-americanos na construção de narrativas próprias sobre seu passado, presente e futuro.
Desde o Sul global, o Atlas oferece ao mundo um tecido crítico e afetivo no qual memória, arte e dignidade se entrelaçam como horizonte de futuro possível.
🔗 Acesso ao Atlas del Patrimonio Latinoamericano: https://qr.scanned.page/uploads/pdf/md0IiC_d1e7d14c797fd71f.pdf






Comentários