top of page
Buscar

Disponível a tese “Metamorfoses e teimosias da memória: um estudo de trabalhos de memória em lutas sociais”, de Pablo Pamplona de Castro


Já está disponível para consulta pública a tese de doutorado de Pablo Pamplona de Castro, intitulada Metamorfoses e teimosias da memória: Um estudo de trabalhos de memória em lutas sociais, defendida em 16 de maio de 2025, no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), na área de Psicologia Social, sob orientação do professor Luis Guilherme Galeão da Silva.


A pesquisa investiga a longa tradição de lutas e movimentos sociais nas periferias da Zona Sul de São Paulo, enfatizando o papel do trabalho de memória como força de mobilização popular. Fundamentada em uma pesquisa-ação participativa, informada pela psicologia social crítica e pelos estudos da memória social, a tese apresenta um estudo de caso ampliado sobre as metamorfoses da memória em diferentes contextos históricos e organizativos.


O trabalho analisa experiências que antecederam e inspiraram a criação do Centro de Memória das Lutas Populares Ana Dias, fundado em 2019, passando por organizações como as Comunidades Eclesiais de Base, o Comitê Santo Dias, o Fórum em Defesa da Vida, movimentos de cultura e literatura periférica e as lutas por memória, verdade, justiça e reparação. A investigação contempla diferentes suportes e práticas de produção da memória, como testemunhos orais, manifestações públicas, rituais e produtos midiáticos, com destaque para o podcast Memórias Quebradas, desenvolvido pelo Centro Ana Dias.

Entre os principais aportes teóricos, a tese propõe compreender a memória social como um processo dinâmico e vivo, marcado tanto por metamorfoses quanto por permanências. O autor distingue duas formas de “não-metamorfose”: a persistência da opressão, que produz a repetição da desigualdade, e a teimosia da memória, entendida como a persistência contestadora dos sentidos atribuídos ao passado pelas lutas sociais ao longo das décadas.

Com abordagem crítica, o estudo contribui para o campo da memória social e da psicologia social crítica, oferecendo subsídios teóricos e políticos aos movimentos sociais que, de forma insistente e criativa, buscam transformar a história.


 
 
 

Comentários


GRUPO DE PESQUISA MEMÓRIA, DEMOCRACIA E DIREITOS HUMANOS

Laboratório de Filosofia Política (Em construção)

Coordenador: Prof. Dr. Giovane Rodrigues Jardim

R. Domingos Zanella, 104 - Três Vendas, Erechim - RS, 99700-000

bottom of page